Entrada pode receber diferentes recheios! (Foto: Marina Espin)

Hummm já deu água na boca não galera?

Para começar com culinária, que tal esse post da famosas Brusquettas Italianas ? Eu sou descendente de italianos , aliás de índio…e meia dúzia…rs. Afinal somos brasileiros e temos muitas raízes, graças a Deus que esses povos vieram morar na nossa terrinha. E que eu não nasci lá, porque já estaria obesa com tanta comida gostosa.

Não conheço , mais dizem quem até nas ruas é tudo muito lindo, a forma como destacam os alimentos, os pratos nos restaurantes. Até as barraquinhas tem destaque.

E os azeites com pão italiano como entrada?! Simples assim: molhar o pão no azeite (e que azeite!) enquanto a comida não vem. Simples e irresistível.  A combinação pão italiano + azeite é muito presente em diversas incursões gastronômicas. Principalmente nas bruschettas.

Ingredientes

Pão italiano cortado em fatias grossas
Mussarela de búfala (daquelas maiores)
Azeitona preta
Tomatinho maduro (qualquer tomate que preferir)
Folhas de manjericão fresco
Aliche (o grande toque dessa bruschetta!)
Azeite extra virgem
Pimenta preta, moída na hora, a gosto

Como fazer bruschetta

Fatie a mussarela. Unte o pão com um fiozinho de azeite. Leve uma frigideira ao fogo alto. Quando aquecer, coloque o pão e deixe dourar dos dois lados. Abaixe o fogo e coloque a mussarela até que derreta um pouco. Tire da frigideira. Aí é só montar como a da foto, adicionar a pimenta e está pronta para servir.

No friozinho essa bruschetta vai super bem com vinho, mas não deixa nada a desejar combinada com cerveja.

Mais opções
– A basicona, com tomatinho picado, azeite e manjericão (se quiser incrementar, é só picar um pouquinho de aliche e cebola roxa e misturar bem).
– A levinha, com iogurte temperado e pepino picadinho.
– A viciante da happy hour: uma bela camada de cream cheese com uma pincelada suave de molho de pimenta. Sim, só isso. Mas isso e uma cervejinha…

Enfim, várias versões para servir como entrada no fim de semana. Ou até fazer uma noite das bruschettas.

Obs:Aliche é um peixe utilizado para rechear pizzas e receitas de origem italiana, também chamado de Anchova ou Anchoveta. Pertencem ao gênero Pomatomus da família Pomatomidae. Em outros países é conhecido como Anchois, Boqueron, Bocarte, Xouba, Seito ou Aladroc.

Beijos e até mais!!

Anúncios