Olá galerinha!

O post de hoje fala sobre negócios! Isso mesmo! Está desempregado?Quer aumentar sua renda? Ou simplesmente cansou do mundo dos negócios corporativos e quer abrir seu Home Office?

Recebi um email bacana e quero compartilhar com vocês o assunto e espero que compartilhem com seus amigos e redes. Nada como sempre ficarmos bem informados.

A matéria é do Doutorando Bruno Caetano, formado em Ciências Sociais de São Paulo.

link: http://brunocaetano.com.br/posso-abrir-uma-empresa-em-casa/

c_empreendedorismo_igual_1353502647

Posso abrir uma empresa em casa?

Saiba quais são as regras e quais as principais dicas para fazer dar certo o home office

Muita gente decidi abrir o próprio negócio em casa. A possibilidade de trabalhar no estilo home office parece boa, mas é preciso alguns cuidados. O primeiro deles é com relação a legislação.

O empreendedor que pensa em virar patrão nessas condições deve se perguntar se no endereço em que mora é permitido funcionar um negócio. Quem determina a legalização do local de abertura da empresa é a Prefeitura Municipal, de acordo com a lei de zoneamento.

As zonas Z-01 permitem apenas residências. A Z-02 é uma zona mista, onde pode haver residências e comércio. E há, ainda, a Z-03, estritamente comercial. A classificação da região pode ser conferida através do documento do IPTU (Imposto de Propriedade Territorial Urbano).

O especialista em pequenos negócios e superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano, explica que em algumas cidades o processo de abertura de empresas em casa já é mais fácil “Muitas prefeituras aprovaram a Lei Geral Municipal, que facilita a conquista de alvará de funcionamento em residência para o EI, principalmente àqueles que são prestadores de serviços e que não desempenham funções na residência, como por exemplo: pintores, pedreiros ou fotógrafos de eventos.

Outras questões devem ser levadas em consideração na hora de iniciar um negócio em casa. Se por um lado permite a economia de tempo e dinheiro, por outro é preciso comprometimento e disciplina para não comprometer a produtividade.

Privacidade é essencial para o sucesso do trabalho em casa. É indicado isolar uma área para montar o escritório. Quem resolve exercer uma atividade que envolva habilidades manuais deve achar um lugar na residência que não interfira no dia a dia da família.

Também é importante ter uma rotina e respeitar o ambiente de trabalho. O empresário não pode esquecer que o horário comercial é aquele em que deve se conectar aos clientes. Também não pode misturar as atividades da família nesse horário. Deve usar roupa de quem está trabalhando, e não bermuda, sandália ou, pior ainda, pijama.

Bruno recomenda que o empreendedor fique atento à rotina “Tem que ter hora de início e final de expediente, tem que administrar os compromissos de maneira formal. Quem trabalha em casa tem que se planejar, se programar e sempre cumprir o que planejou”.

Cartão de visitas, atendimento telefônico e zero de barulho “caseiro” são fundamentais para o clima mais Office do que Home.

Gostaram? Curtam e até mais.

Slide1

 

Anúncios