DECORAÇÃO DE NATAL

21/11/2015

decoração-de-natal-7

Estamos há quase um mês do Natal, nada mais justo e claro que postarmos o que vem ser o Natal e sua origem. Postaremos algumas ideias de como deixar sua casa mais bonita com a decoração de Natal.

Pesquisando na Internet resumidamente e bem descrito de como surgiu o Natal. Espero que gostem! E lembrar: Natal não é um dia de apenas trocar presentes, ou fazer o bem apenas nesse mês. Devemos ser solidários sempre!

“História do Natal, 25 de dezembro, história do Papai Noel, a tradição da árvore de Natal, origem do presépio, decorações natalinas, símbolos natalinos”

Origem do Natal e o significado da comemoração

 O Natal é uma data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.

 As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar as árvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro e desmontá-las até 12 dias após o Natal.

 

Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.

O Papai Noel : origem e tradição

 Estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

 Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

 A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

 A roupa do Papai Noel 

 Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.

 Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.

 A Árvore de Natal e o Presépio

Em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. Em conjunto com as decorações natalinas, as árvores proporcionam um clima especial neste período.

 Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.

 Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial. No Brasil, país de maioria cristã, as árvores de Natal estão presentes em diversos lugares, pois, além de decorar, simbolizam alegria, paz e esperança.

 O presépio também representa uma importante decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII. As músicas de Natal também fazem parte desta linda festa.

 Curiosidade: o nome do Papai Noel em outros países

 – Alemanha (Weihnachtsmann, O “Homem do Natal”), Argentina, Espanha, Colômbia, Paraguai e Uruguai (Papá Noel), Chile (Viejito Pascuero), Dinamarca (Julemanden), França (Père Noël), Itália (Babbo Natale), México (Santa Claus), Holanda (Kerstman, “Homem do Natal), POrtugal (Pai Natal), Inglaterra (Father Christmas), Suécia (Jultomte), Estados Unidos (Santa Claus), Rússia (Ded Moroz).

Texto extraído do site : http://www.suapesquisa.com/historiadonatal.htm

IDEIAS DE DECORAÇÃO DE NATAL

bandeja-natalina-decoracao-natal
Cachepô com bolas natalinas
sala-estar-decoracao-natal-claudia
decoração minimalista mais simples ,rosas e enfeites apenas em vermelho
37
Saco de papel, cartãozinho, fitinhas e canela em pau = embalagem linda para presente!!
Natal
Enfeites na escada com rosas ou Maria Tereza
40
Fita de cetim e almofada. Faça um laço bonito e pronto!!!
IMG_3817
Minie
20
Tem copo de geleia aí? Partituras, barbante e um enfeitinho. Pode ser também um lacinho de cetim vermelho e verde. Não tem partituras em casa? Procure em algum sebo!!!
mesa-de-natal
mesa com caixinha de presente com nozes quem sabe?
arvore-natal-colinas-decoracao-natal
Árvore de Natal de Carolinas,podem ser feitas com Macarrone

Natal13

decoracao-5
Árvore de natal de escada
Frases-de-Natal-Frases-Natalinas-2
Biscoitos
mesa-de-natal-1
mesa posta  simples ,mesa de centro chama atenção
design%20innova%20tendencia%20fantasia%20folk%20(10)%20(566x600)%20(557x590)%20(552x585)
Decoração mais sofisticada ,árvore branca com bolas vermelhas e prata
enfeites-de-natal-maxima-35690
Guirlanda de cabides
ideias-natal-4
Bolas natalinas em recipientes, não precisam ser iguais
decoração-natal
Apenas bolas e enfeites natalinos  pendurados
decoração-de-natal-8
decoração mais sofisticada e rústica
decoração-de-natal-11
Mesa posta simples, com vasilhames em vidro com Maria Tereza e panos de prato com buchas com cristais
decoracao-1
Decoração com bolas, velas e letras
decoracao-natal-52
Mesa rústica
decoracao_natal_2013_Cris_Vallias_Blog_3
Enfeites com doces
decoração-de-natal-2
Sala branca com detalhes em vermelho,um luxo
decoracao-de-natal-simples-1
Enfeites de cadeira, podem colocar laços nas cortinhas tbm
Decoracao-Mesa-Natal-Dicas
Mesa posta simples
Almofadas-Natalinas-topic
Almofadas vermelhas lisas e  Pied de Poule
decoracao-de-natal-simples-14
Pinha
como-decorar-casa-natal-decoracao
Decoração tradicional,árvore verde com enfeites vermelhos,detalhe é o quadro na parede.
blog-portobello-eclectic-living-room
Árvore de Natal Rosa , bem feminina
arvore-de-natal-6
Árvore de Natal com as cores da Frozen ou Tiffany
blog-portobello-arvore-natal-5
Enfeite com rolhas
blog-portobello-traditional-living-room-2
Árvorede Natal Verde com aparelo
28
Fitinha vermelha e canela em pau = carinho com os convidados que sentarão a mesa!!!
27
Árvore comestível feita com cone de isopor e palitos de dente. É só espetar as frutinhas.
a
Virar a taça de ponta cabeça para usar como castiçal é uma ideia show! Para completar, uma folhagem verdinha dentro da taça dá um toque todo especial!!
30
Rolha de cortiça, bolinha furada para bijoux, barbante e fitas.
22
Embalagem divertida para presentar garrafas de vinho ou champagne!
9
Imagina essas luzinhas de Natal em feltro, todas coloridas enfeitando a janela do quarto de uma criança ou até mesmo a árvore de Natal? Diferente e lindas!!
1
Bola de isopor, cola quente, galão e correntinha de bolinhas = acessórios lindos
3
Cone de isopor, fitas, alfinetes, bolinhas de natal, lantejoulas = árvore fofíssima!!!
 
  Beijoss e até a próxima!
Kênia Nepomuceno